Softwares, Ferramentas e Plataformas para Análise de Redes Sociais Digitais
- Carol dos Anjos
- 23 de jul. de 2019
- 4 min de leitura
Atualizado: 27 de jul. de 2019
Panorama sobre alguns softwares de Captura, Tratamento e Visualização de dados de mídias digitais (Facebook; Twitter; YouTube; Instagram; etc..)
Com intuito de compartilhar uma visão panorâmica de alguns softwares para pesquisa de relações mediadas digitalmente (relações que fazem uso de ferramentas tecno-comunicacionais) é que escrevo esse texto. Pois, alguns temas e pesquisas tornam-se inexequíveis ou demandariam de esforço sobre-humano sem o uso de softwares de ‘raspagem’ e tratamento de dados, além é claro daquelas visualizações lindas!!!
Desse modo, nesse post apresento um sobrevoo de algumas ferramentas e plataformas, no sentido de apontar a existência e uso. Como dito trata-se de um texto inicial que pretendo ir melhorando, conforme a demanda (cadastre-se e deixe seu comentário, por gentileza) e aprendizado em cursos que tenho feito. Um adendo importante é que todos os cursos têm sido financiados com um bolsa de estudo de doutorado (CNPq).
Abaixo trago diversas ferramentas, algumas para Tratamento e Visualização e outras que também realizam Captura (raspagem/webscraping/coleta). Todas podem ser utilizadas para trabalhar com grande volume de dados, algumas mais que outras.
Sem mais delongas seguem uma síntese do Facepager, Gephi, Igraph, IssueCrawler, Netlytic, Netvizz, NodeXl, Pajek, Uberlink e Ucinet Software.
FACEPAGER - Criado em 2018, por Jakob Jüger e Till Keyling. É programado em Python 2.7, Gratuito, Código aberto e coleta via API. Pode ser usado para coletar dados via API do Facebook, Twitter, YouTube, Amazon.
Vantagem - Extrai bastante dado com velocidade. Exporta em formatos que podem ser trabalhado em outros softwares, como Gephi.
Desvantagem - É preciso ter um perfil no Facebook E o que acho mais peculiar podem pesquisar o que você pesquisa, pois é preciso estar logado para raspar dados
GEPHI - Software francês, criado no MediaLab da Universidade SciencesPo, com código aberto. Poderoso para tratamento de dados e gera visualizações lindíssimas (aquelas famosas)
Vantagem - Gratuito; Intuitivo; Dinâmica de atualização; Principal ferramenta para análise de redes sociais digitais; Monitoramento de redes sociais digitais e Fácil manipulação e ampla utilização acadêmica e no mercado, ou seja, muitos fóruns, cursos e trocas.
IGRAPH - Pacote que pode ser utilizado em R e Python, criado por Gábor Csárdi e Tamás Nepusz, possui código aberto e gratuito. Pode ser utilizado para capturar (raspar – coleta direta em mídias digitais), tratar e visualização de dados.
Vantagens - Excelente para quem programa em R em Python; Coleta de dados de diversas mídias; Fóruns que pode interagir e aprender e exporta para gerar visualizações mais bonitas no Gephi.
Desvantagem - É preciso estar minimamente ambientad@ com uso de R ou RStudio ou Python
ISSUECRAWLER - Plataforma criada Digital Methods Initiative, grupo de pesquisa da Universidade de Amsterdam, licença gratuita. Pode ser utilizado para mapear redes de sites. O mapeamento pode ser listado pelo usuário (é preciso criar um perfil) ou com a técnica de snowballing.
Vantagens – Gratuito, simples, possui diversas listas abertas para download
Desvantagens – Demorado. Caso for utilizado em pesquisa reserve um tempo de pelo menos uns 5 dias, mas chega e fica lindo para download em formatos que podem ser trabalhando em outros softwares. Se for usar em trabalhos não acadêmicos lembre-se que a plataforma deixará os dados do seu cliente.
NETLYTIC – Plataforma canadense gratuita, desenvolvido por pesquisadores da Social Media Lab, da Universidade de Ryerson. Trata-se de uma ferramenta que captura dados do Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e de sites e de forma robusta e intuitiva. Para o YouTube, por exemplo, é possível ver os comentários os autores e realizar a Análise de Redes de dois tipos Rede de Nomes (Name Network – que usa a lógica de discussões encadeadas, as quais são semelhantes às de e-mail e fóruns onde uma pessoa responde a outra) e Rede em Cadeira (Who Mentions Whom, ou seja, de respostas literais – usa a lógica de discussão encadeada de quem respondeu a quem). É possível ainda explorar os comentários no seu contexto social e entender os temas que geraram maior polemicidade, ou um debate com pessoas engajadas.)
Vantagens - Captura de Twitter, Facebook, You Tube, sites; Robusto e intuitivo; Possui plataforma interativa para análise e exporta para Pajek e Gephi.
Desvantagens – A versão paga só faz 3 DataSet por loguin.
NETVIZZ - Plataforma de coleta de dados, gratuito e coleta via API, criado por Bernard Rieder da Digital Methods Initiative (DMI)
Vantagens -Captura os dados rapidamente e exporta em formatos para trabalhar em softwares como Gephi.
Desvantagens - Limites da API do Facebook que estão mais restritos após 2018, semelhante ao Facepager é preciso estar logado. Além disso, não coleta grandes volumes, como a atividade de um ano de uma página, por exemplo.
NODEXL – Criado em 2008, consorcio entre vários países, liderados por Marc Smith, desde 2015 é pago. Antes era baixar o pluging e trabalhar no excel. Pode ser utilizado para Captura, tratamento e visualização dos dados. Coleta direta das mídias digitais
Vantagens - Intuitivo para quem é ambientado com trabalhos em Excel; Boas configurações e parâmetros para visualização de rede e Captura de dados de mídia digital de maneira simples. Já existem muitos cursos e fóruns sobre.
Desvantagens - Pago.
PAJEK – Criado pelo esloveno Andrej Mrvar, em 1996, é gratuito, amplamente utilizado em pesquisas acadêmicas, por isso, pode encontrar publicações em diversas línguas e áreas de conhecimento sobre o software. Pode ser usado para Tratamento e visualização da Rede.
Vantagens - Estatísticas e como será visualizada; Gratuito; Atualização frequente; Conceitos teóricos, Cálculos já implementado
Versão 64 bitts, XXL – 1,9 bilhões de nós
Desvantagens - Roda apenas no Windows e o uso não é (definitivamente) intuitivo
UBERLINK - Criado no Virtual Observatory for the Study of Online Networks na Australian National University. Possui uma versão free. Pode ser utilizado para Coleta, processamento e exportação de os dados
Vantagens - Interagir com redes de forma dinâmica
UCINET Software – Trata-se da primeira suíte de análise, foi criado em 1980, por Lin Freeman. É pago (U$ 40,00 para estudante), mas o Netdraw (que gera grafos bonitos) é gratuito.
Vantagens - Cálculos e estatísticas das redes e Visualização (respectivamente) Primeira suíte de análise
Desvantagens - Só funciona em Windows e é Pago.

Estou começando a utilizar R e Python para análise de dados, e foi muito útil sua matéria sobre as plataformas. Agradeço ao meu tutor Luiz Antonio da Faculdade Unyleya por postar o link no site.